terça-feira, 12 de julho de 2011

Episódio de Adamastor "Os Lusíadas"















Compreensão:
1.Quanto tempo tinha já passado quando se inicia a narração de Episódio de Adamastor?
Passou cinco dias.

2. Com que imagem se parece, de início, a figura da Adamastor?
Vasco da Gama depara-se com uma nuvem cinzenta por cima das cabeças deles.

3. Que sentimentos desperta o aparecimento súbito daquela extraordinária figura?
Os navegadores estavam com medo da tempestade enquanto Vasco da Gama já adivinhava o que vinha.

4. Que caracterização física faz o narrador desta figura?
Era muito grande, forte e com muita força, sem forma e uma grande altura, um rosto carregado e a barba suja de terra, olhos encovados (como se tentasse esconder alguma coisa), uma postura medonha e má, a sua cor terrena (cor de terra) e pálida, cabelos cheios de terra e crespos, uma boca negra e uns dentes amarelos, era muito grande de membros, maior que Colosso.

5. Qual o motivo essencial da fúria do Adamastor?
Adamastor fica furioso porque Vasco da Gama e os navegadores já descobriram o seu segredo.

6. De modo profético, o Adamastor anuncia as consequências que o futuro reserva para aqueles que ousarem ultrapassar o território à sua guarda?
6.1) Refere-as sucintamente.
Adamastor ameaça as naus que passarão lá no futuro de serem destruídas
De ventos e tormentas desmedidas (sem medidas)
Que seja melhor o dano que o perigo

7. Que história de amor viveu e sofreu o Adamastor? Reconta-a de modo resumido.
Adamastor apaixonou-se por Tétis a deusa que representava o amor. Adamastor rejeitou todas as outras mulheres por que amava Tétis. Um dia Adamastor viu Tétis a sair da praia com as suas filhas (as sereias). Tétis saiu nua, o que despertou o desejo sexual em Adamastor. Adamastor pensou num plano para ter Tétis, ele pensou que através de armas a prendia e fazia com que fosse sua mulher. Adamastor pede e Doris (Mãe de Tétis) para que falasse por ele à sua filha Tétis. Tétis respondeu com um sorriso honesto formoso: "Qual será o amor bastante de ninfa que sustente o dum Gigante?". Tétis pensa numa maneira para que Adamastor não cause nenhum dano fazendo-o acreditar que ela seria sua para sempre. Adamastor tinha esperanças quanto a Tétis. Doris lhe tinha prometido uma noite com a sua filha Tétis. Apareceu o rosto branco de Tétis e nua ao longe para Adamastor. Adamastor corre para a abraçar e a beijar. Adamastor beija o seu rosto, o seu cabelo. Adamastor é enganado por Tétis. Tétis cria uma ilusão a Adamastor. Adamastor acorda e estava abraçado a um penedo. A desilusão foi tal que Adamastor transformou-se. A sua carne em terra, os seus ossos em penedos, os seus membros em estendem-se por longas águas. Adamastor transformou-se no Cabo das Tormentas. Tétis anda à volta dele.

8. Faz a síntese do episódio, num mínimo de 100 palavras.
Vasco da Gama andava a navegar pelos mares há cinco dias, quando lhe aparece de repente uma nuvem sobre a sua cabeça. Vasco da Gama apercebe-se do que se está a passar. De repente aparece-lhe Adamastor o Gigante mais poderoso de todos os Gigantes. Adamastor tenta assustar Vasco da Gama, mas Vasco da Gama enfrenta Adamastor de pé e de cabeça erguida. Vasco da Gama pergunta-lhe: "Quem és tu? Que esse corpo certo me tem maravilhado!", Adamastor já comovido começa por lhe explicar quem é geograficamente, dizendo-lhe que nem os melhores geógrafos o tinham descoberto. Adamastor abre-se com Vasco da Gama contando-lhe a sua vida e desilusões de amor. Adamastor tinha travado uma guerra contra Júpiter (o Deus dos deuses), lutou contra Vulcano (Deus do Fogo), derrotou Neptuno, amou Tétis (Deusa do Amor e a ninfa mais bonita), passou por desilusões acabando por se transformar num penedo. Acaba de contar a sua vida a Vasco da Gama e vai-se embora. Vasco da Gama pediu a Deus para que removesse todos os duros casos que Adamastor tinha, agradecendo aos anjos por o levarem para longe.







Sem comentários:

Enviar um comentário